Martinho Branco e Paulo Alves vencem Prémio Literário do Médio Tejo 2018
Margarida Teodora, Patrícia Fonseca, Joaquina Romão, António Matias Coelho e Miguel Pombeiro, na cerimónia de entrega. Foto: Paulo Jorge de Sousa

Martinho Branco e Paulo Alves vencem Prémio Literário do Médio Tejo 2018

Por Sónia Leitão/mediotejo.net

Os vencedores do Prémio Literário do Médio Tejo 2018 foram revelados esta quinta-feira, dia 25, no arranque da segunda edição da Festa dos Livros, organizada pela Médio Tejo Edições. Martinho Branco destacou-se na categoria de Poesia com “O homem que tirava retratos” e Paulo Alves na categoria de Não-Ficção com “A árvore cantante” (Ilustração). Um final de tarde recheado de letras a marcar o arranque da Festa dos Livros que decorre no TorreShopping até domingo.

Em cima, os premiados com Menção Honrosa, Joaquim dos Santos e Nuno Garcia Lopes. Em baixo, os vencedores de Não-Ficção e Poesia, Paulo Alves e Martinho Branco. Fotos: Paulo Jorge de Sousa

 

A Festa dos Livros começou no átrio do centro comercial TorreShopping com uma tertúlia em que os vencedores da primeira edição do Prémio Literário do Médio Tejo estiveram à conversa com o público, partilhando as suas experiências e obras. Evelina Gaspar, António Lúcio Vieira e Paulo Jorge de Sousa conquistaram os galardões de 2017 nas categorias de Romance, Poesia e Não-Ficção, respetivamente, e marcaram presença no momento que antecedeu a entrega dos de 2018.

Igualmente presentes estiveram Patrícia Fonseca, diretora editorial da Médio Tejo Edições e jornalista da revista Visão, António Matias Coelho, historiador, consultor cultural e presidente da Associação Casa-Memória de Camões, em Constância, e Margarida Teodora, diretora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas. Patrícia Reis, escritora e editora da revista Egoísta, também integrou o júri deste ano, mas não esteve na cerimónia.

Os quatro voltaram a deparar-se com o desafio de escolher os melhores participantes que recebem um prémio monetário no valor de 500,00€ e terão as suas obras publicadas pela editora Médio Tejo Edições. Das 44 candidaturas validadas, quatro conquistaram o estatuto de finalistas, tendo o júri decidido não atribuir prémio na categoria de Romance por considerar que os trabalhos recebidos não preenchiam os requisitos necessários.

O Prémio associado à Poesia foi disputado entre “Arremedilho aos homens minúsculos”, de Nuno Garcia Lopes, de Tomar, e “O homem que tirava retratos”, de Martinho Branco, do Entroncamento. No de Não-Ficção estiveram em competição “A árvore cantante” (Ilustração), de Paulo Alves e “Os Carvoeiros do Pego” (História Local), de Joaquim Gomes dos Santos, ambos de Abrantes.

Uma escolha difícil “entre a casa e o gato”, como referiu o júri, por se tratarem de obras com elevada qualidade com características muito próprias. Entre a casa e o gato, Martinho Branco e Paulo Alves foram escolhidos como vencedores da segunda edição da iniciativa organizada pela Medio Tejo Edições que conta com o apoio do Centro Comercial TorreShopping, representado pela diretora Joaquina Romão, e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, representada pelo Secretário Executivo Miguel Pombeiro.

Foto: Paulo Jorge de Sousa

 

Nuno Garcia Lopes e Joaquim Gomes dos Santos receberam as respetivas Menções Honrosas junto com a revelação de que as suas obras também terão apoio à publicação pela Origami, chancela da Médio Tejo Edições. O público conheceu em primeira mão a de Nuno Garcia Lopes, através do autor, que a leu antes do final da cerimónia, assinalado com champanhe para brindar ao futuro da literatura da região.

Os livros, da região e do resto do mundo, vão continuar a dar o mote para bons momentos com a Feira do Livro entre as 10h00 e as 22h00 e, às conversas iniciadas esta quinta-feira, juntam-se as de dia 27 com Patrícia Fonseca e de dia 28 com Elsa Ribeiro Gonçalves, jornalista e autora de “Singularidades de uma mulher de 40”, sempre às 15h00. Para os mais pequenos estão reservadas Horas do Conto Infantil às 17h00 de sexta-feira, e às 12h00 e 17h00 durante o fim-de-semana.

Fechar
×

Cart