Prémio Literário Médio Tejo Edições
VENCEDORESAntónio Lúcio VieiraEvelina GasparPaulo Jorge de Sousa




25 poemas de dores e amores

“Não se consagra entre nós o merecedor mas o eleito. Nunca o profundo, mas o supérfluo. Nunca o sensível, mas o frívolo. E neste quarto escuro vivem atirados os poetas do limbo da eternidade. Talvez destinados a serem descobertos para lá da sua vida, no grito planetário da catedral do tempo que há-de vir. Apetece por vezes gritar na rua. Os poetas maiores são sempre os que não vêm no manual da celebração, porque toda a sua celebração é profunda e esplendidamente interior. Não está no alcance imediato da primeira esquina. Exige argumentos de saber, ternura e atenção. Não colhe maresia e flores campestres em rima de pé quebrado. Fala da raiva do viver e da cortina maior de cavar a terra do preconceito e da mudança. Grita paixão e de certo modo, angústia de não ser. Medo talvez de tudo acabar assim. Nestes poemas há uma força acusatória imensa na proporção exacta dessa jactância dos reguladores de um mediatismo que ele nunca soube ter. Apesar de ser o tal poeta maior.”In Prefácio de Pedro Barroso

Comprar

Prémio Literário Médio Tejo Edições

Foi uma tarefa difícil, mas alguém tinha de a fazer. Dos sete finalistas foram escolhidos os três grandes vencedores da 1ª edição do Prémio Literário Médio Tejo Edições.POESIAAntónio Lúcio Vieira, com “20 poemas de dores e amores”ROMANCEEvelina Gaspar, com “Na massa do sangue”NÃO-FICÇÃOPaulo Jorge de Sousa, com “O Arneiro, ensaio fotográfico”

FINALISTAS | POESIA
“O outro livro do Génesis”, de Nuno Garcia Lopes“20 poemas de dores e amores”, de António Lúcio Coutinho Vieira“Perspectiva sobre o corpo das águas”, de José António Correia Pais (póstumo)

FINALISTAS | ROMANCE
“Na massa do sangue”, de Evelina da Silva Gaspar“A tribo”, de Jorge Manuel Marques Moita Fazenda

FINALISTAS | NÃO-FICÇÃO
“A biblioteca ambulante”, de José Manuel Falcão da Silva Tavares“O Arneiro, ensaio fotográfico”, de Paulo Jorge do Nascimento de Sousa

COMPOSIÇÃO DO JÚRI

PATRÍCIA REIS, escritora premiada com 12 romances publicados na D. Quixote, CEO da 004 e editora da revista Egoísta; ANTÓNIO MATIAS COELHO, historiador,  consultor cultural e presidente da Associação Casa-Memória de Camões, em Constância; MARGARIDA TEODORA, diretora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e chefe de divisão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Torres Novas; e PATRÍCIA FONSECA, diretora editorial da Médio Tejo Edições, jornalista e editora da revista Visão.



Mação, Retrato faladode Vera Dias António

PVP 15,90€“‘Mação, retrato falado’, primeiro livro da socióloga Vera Dias António, aqui está, preservando, para memória futura, rostos, costumes e vivências de gente antiga, residente nas pequenas aldeias ou vilas do concelho de Mação, num tempo de carências e dificuldades, hoje dificilmente imagináveis.  (…)”“Regista testemunhos autênticos e é um livro de leitura fácil e agradável, escrito em estilo coloquial e simples, sem a poluidora adjetivação e vaidosos considerandos, tantas vezes usados e próprios de quem, para ser visto e aplaudido, ‘sobe no escadote”’ sempre que escreve ou fala. (…)”“A narrativa, fresca e limpa, flui com alegria e rapidez, qual regato de água a descer a serra. Apetece beber.”In Prefácio, por Carlos Gueifão

Comprar

A Médio Tejo Edições promove a 1ª edição do seu Prémio Literário, com o apoio do TorreShopping, distinguindo obras em três categorias: romance, poesia e não-ficção.  Um dos principais propósitos deste prémio é a descoberta de talentos regionais e, nesse sentido, os concorrentes devem ser naturais de um dos 13 concelhos do Médio Tejo ou residir na região.Os trabalhos a concurso devem ser inéditos e serão avaliados por um conjunto de escritores e editores de reconhecido mérito nacional.Os vencedores receberão um prémio monetário de 500 euros e as suas obras serão editadas pela Médio Tejo Edições.O envio de originais deverá ser feito até 16 de abril de 2017.

Regulamento

Quem somos

A MTED – Médio Tejo Edições Unipessoal Lda é uma editora vocacionada para a publicação de obras relacionadas com a história e cultura da região do Médio Tejo, que agrega os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.A empresa é proprietária do título mediotejo.net, jornal digital regional lançado a 27 de setembro de 2015 e registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social sob o nº 126721.Além da edição de publicações periódicas, como jornais e revistas, aposta também na Edição de publicações não periódicas, como livros, guias, brochuras e edições especiais para empresas, produzindo edições em papel e também em suporte digital.<!–A editora procurará revelar anualmente novos autores regionais, nas áreas do romance, poesia e não-ficção, promovendo um concurso literário.A MTED presta também serviços de edição e revisão de texto: seja de um romance, de uma tese de mestrado ou de um relatório empresarial. Presta igualmente apoio na área da tradução.Presta ainda serviços na área da Comunicação, com um departamento dedicado ao setor institucional e empresarial, criando soluções à medida das necessidades do cliente, na área do marketing, assessoria de imprensa, criação de conteúdos multimédia e gestão de toda a presença digital, em sites, blogues e redes sociais.A editora possui também um departamento de Eventos, que funciona em articulação com a Edição e a Comunicação, para dar resposta à necessidade das instituições e empresas que pretendam criar momentos especiais para marcar ocasiões especiais: os 10 anos de uma marca, o lançamento de um novo produto, a homenagem a uma personalidade local ou a criação de um festival literário, só para citar alguns exemplos.–>

Ler mais


Slider Title
Excerto Curto

See More


Serviços

Edição
Além da edição de publicações periódicas, como jornais e revistas, aposta também na produção de publicações não periódicas, como livros, guias, brochuras e edições especiais para empresas, criando edições em papel e também em suporte digital.A editora procurará revelar anualmente novos autores regionais, nas áreas do romance, poesia e não-ficção, promovendo um concurso literário.A MTED presta também serviços de edição e revisão de texto: seja de um romance, de uma tese de mestrado ou de um relatório empresarial. Presta igualmente apoio na área da tradução.

Comunicação
Departamento dedicado ao setor institucional e empresarial, criando soluções à medida das necessidades do cliente, na área do marketing, comunicação, assessoria de imprensa, criação de conteúdos multimédia e gestão de toda a presença digital, em sites, blogues e redes sociais.

Eventos
Em articulação com a Edição e a Comunicação, este departamento pretende dar resposta à necessidade das instituições e empresas que pretendam criar momentos especiais para marcar ocasiões especiais: os 10 anos de uma marca, o lançamento de um novo produto, a homenagem a uma personalidade local ou a criação de um festival literário, só para citar alguns exemplos.