Vencedores da 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo anunciados a 29 de janeiro

Vencedores da 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo anunciados a 29 de janeiro

Os vencedores da 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo serão anunciados a 29 de janeiro, num evento online que irá decorrer em direto no site da Médio Tejo Edições e no jornal mediotejo.net, a partir das 14h00. Esta iniciativa, realizada com o apoio do TorreShopping e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, teve a cerimónia de entrega (presencial) marcada por duas vezes em 2020, mas acabou por ser adiada devido à pandemia de covid-19.

O Prémio Literário do Médio Tejo distingue obras em três categorias: romance, poesia e não-ficção. Os vencedores recebem um prémio monetário de 500 euros e as suas obras são editadas pela Médio Tejo Edições / Origami Livros, com distribuição nacional e lançamento na Feira do Livro de Lisboa.

No dia do anúncio dos vencedores da 3ª edição será também lançada oficialmente a 4ª edição deste concurso criado pela Médio Tejo Edições, que visa valorizar e dar destaque aos talentos regionais. Nesse sentido, o regulamento prevê que os concorrentes devem ser naturais ou descendentes de famílias de um dos 13 concelhos do Médio Tejo, ou residir na região há mais de um ano.

Os trabalhos a concurso têm de ser inéditos e são avaliados por um júri constituído por profissionais da área e de reconhecido mérito: António Matias-Coelho, presidente da Associação Casa-Memória de Camões, em Constância; Margarida Teodora Trindade, diretora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas; e Patrícia Fonseca, diretora editorial da Médio Tejo Edições.